segunda-feira, 28 de julho de 2008

Farto!

Estou exausto, muito cansado! Ontem falei com o Gonçalo. Não entendo, tento ligar ao meu filho e nunca consigo realizar a chamada. Ou o telefone está desligado, ou está a ser reencaminhado e vai abaixo ou simplesmente não me atendem! Ontem, ao início da tarde recebi um toque do número angolano. De imediato liguei e falei com o meu filho. Uma vez mais a acusação: Não me ligas, a mãe não tem chamadas tuas!? Ora essa…eu ligo, volto a ligar, insisto…nunca me atende e, depois…passados dias recebo um toque e sou acusado de não lhe falar?
Claro que o Gonçalo acha que eu não lhe ligo. Por certo, é essa a informação que lhe passam mas, não é a informação verdadeira. É falso! Falso!
Continuo a guardar todas as provas para, um dia as exibir ao meu filho. O tempo é amigo e companheiro…com ele chegará a verdade. Tenho um enorme dossier que inclui, naturalmente a prova das tentativas de contacto.
Dentro de três dias será o início das férias judiciais. Se, até lá não houver um despacho do Senhor Juiz ficarei, pelo menos mais um mês na expectativa de uma decisão justa e equitativa. Mais um mês!
Um mês, para um pai que ama tanto uma criança, para um pai que não consegue controlar a saudade é tempo de mais. Estou cansado!
A minha vida não pára. Nunca vai parar. Desta vez estou determinado. Continuo a avançar com os meus projectos pessoais e profissionais. Tenho a minha família devidamente estruturada e carregada de amor. Isso, confesso, é um grande alento. Neste espaço físico e nos nossos corações há, guardado, o espaço que é do Gonçalo. É dele hoje e será para sempre. Quando o meu filho chegar vai ser recebido como se nunca tivesse partido. Ele sabe disso. Eu sei que ele sabe disso e nunca, mas nunca, vai pôr em causa a nossa relação de paternidade, amizade e companheirismo.
Estou determinado a nunca desistir dos meus direitos e dos meus deveres como pai. Continuo certo de que uma decisão razoável será tomada e, para esse momento, tenho tudo preparado.
Continuamos a comprar presentes para o meu filho e a preparar o novo quarto. É dele, será sempre dele como é dele este pedaço enorme de mim, daquilo que eu sou.
Ainda assim…estou farto da leviandade, do egoísmo, da falta de nobreza de espírito. Saberá o mundo que o vento vai e vem mas a todos sopra?

20 comentários:

GE disse...

E tens razão para estar assim... sabes que lá onde o teu filho está as coisas funcionam um pouco diftes:
eu trabalhei num sitio e o meu patrão na altura ía lá passar 2/3 meses em negócios. Às vezes falar com ele era um suplicio..mandar fax's então nem pensar, estavam sempre sem luz, eu fiquei com a ideia que lá nada funciona....

Espero que continues com a força e determinação que tens tido!!

Bjinhos

Filho para sempre disse...

É isso mesmo Ge, por ali parece que nada funciona! Agora pergunto eu: Onde anda o meu filho a estudar? Que cuidados de saúde tem ele? Quem o cuida e protege quando a mãe, única familiar que lá vive, está a trabalhar? Bolas...é incrível! Mas eu terei de mendigar para proteger uma criança de oito anos? Estou farto! Não desisto mas...acho que vou ser mais determinado! Neste momento, nem me interessa a minha segurança...estou a pensar meter-me num avião e ir directamente para Angola.

Unknown disse...

...e temos os conhecimentos adequados para ir a Angola com a protecção máxima! Por mim...vamos. Por outro lado...podemos sempre aceitar a proposta de trabalho que nos foi feita e viver lá para sempre. Tens o meu total apoio...já sabes!

Filipa disse...

Ai Sergio ... gostava muito de aqui te deixar uma bonita mensagem de esperança ... mas sinceramente cada vez mais, a injustiça da nossa Justiça, me deixa sem palavras!!

Hoje, com pouca fé ... aqui te deixo um grande beijinho!!!

Filipa disse...

Li agora as Vossas mensagens ... em que equacionam a possibilidade de irem para Angola ....só Vos peço uma coisa .. não deixem que o desespero Vos faça tomar alguma posição mais precipitada. Ao mesmo tempo assistindo à inercia da nossa justiça .... ficamos com a certeza que algo de diferente tem de ser feito!!!Pensem bem .. tentem manter a calma e a lucidez necessária para não se precipitarem.

Um grande beijinho

Anónimo disse...

Não desanimes nem te deixes levar pelo cansaço, luta pelo teu filho como tens feito até aqui.
Vais ver que com esforço vais ter o teu filho contigo. Beijinhos

Mamã e Tesourinhos disse...

Oi Sérgio e Xana!
A luta tem altos e baixos, o nosso estado de espírito por vezes também não ajuda. Tenham calma e continuem a acreditar na nossa justiça, por mais injusta que ela vos esteja a parecer. Acredito que cá se fazem, cá se pagam. Cada um irá colher no futuro o que está a semear agora.
Ânimo!
Fiquem bem.
Bjs.

Mar disse...

Concordo com a Filipa. Têm de ponderar bem a vossa vida de cabeça fria, sem precipitações.

Mas que mãe é essa que, aparentemente, diz ao filho que o pai não lhe liga? Será que não vê que faz o filho sofrer, o próprio filho?

Realmente dá vontade de ir ver pessoalmente o que se passa em Angola, mas será prudente?

Coragem e nada de desânimos.

Kelly disse...

Mas que raiva...
Desculpa Sérgio mas compreendo e sinto a mesma raiva/frustração...São situações tão absurdas e saber que não se está em falha e ter que juntar comprovarivos para provar que naquele dia houve X tentativas para comunicar com o Gonçalo...é desgastante, frustrante...
Deve ser díficil ouvir do outro lado recriminações, acusações sem fundamento...
Imagino a dor a raiva, a sensação que não se pode ou deve fazer nada..
Como acreditar na justiça? Como ter Fé?
Mas é preciso continuar a ter Fé a acredita porque o vosso futuro juntos depende disso...
E se der para ir a Angola quanto mais não seja para ver onde vive e onde estuda, força!
Assim algo vai parecer mais palpável...
Boa sorte e coragem amigo!!
Um dia ainda vamos ver o Gonçalo a brincar com o Tomás!

Anónimo disse...

Olá Pai para sempre,

Conheci o teu blog hoje pq sou amiga da barrigacheiadefelicidade. Eu como mãe de uma bebé de 6 meses e meio devo dizer-te que chorei ao ler os teus posts. Eu como mãe, não teria coragem de fazer o pai da minha filha passar pelo que estás a passar. Eu como mãe não consigo imaginar como me sentiria se o pai da minha filha me colocasse na tua posição.
Antes de mais deixa-me dizer que admiro a tua força e determinação, porque és um pai de coração. Quero muito deixar-te um abraço apertado, a ti e à Xana, pela coragem e amor que demonstram em prol de uma causa que é muito vossa, o Gonçalo.
Vou continuar a seguir-vos aqui e a rezar todos os dias para que tragas o Gonçalo para o pé de ti, pois o Gonçalo merece ter um pai e uma mãe, mas não deverá ser de certeza aquela que o pôs no mundo, pois essa já demonstrou várias vezes que foi apenas isso, a mãe parideira, pois uma mãe de amor, de coração, não faz o Gonçalo passar por aquilo que aqui li.

Desejo do fundo do coração que possas ver o teu bebé muito rapidamente e até lá vai revivendo no coração e na memória os momentos felizes que passaram. Eu por aqui continuarei a seguir-vos, com esperança na nossa justiça mas de coração apertado a cada post...

Beijinhos,
Cris

Anónimo disse...

Tambem concordo com a Filipa mas...eu ja teria ido a Angola!
Ok,existem riscos....mas ate pode ser que vejas o teu filhote!!!
Alem disso,imagina a felicidade dele,ao ver-vos la...
Ao ter a certeza,que o pai realmente tem saudades e faz tudo o que pode para o ter de volta.
E digo isto (ter a certeza) porque nao faco a minima ideia doq ue a mae dele e capaz de lhe dizer.

Sinto mesmo muito que estejam a passar por isto.
Que tenham o menino de volta o mais rapido possivel.
Bjs

Mae Princesa disse...

Lindas palavras para que um dia o Gonçalo possa saber de toda a verdade!!!Continua a buscar o mais possivel as informações do teu filhote!!!

Silver Surfer disse...

Sérgio:

São momentos de total desespero. Já passeio por todos e com a desvantagem do meu filho estar numa idade em que era totalmente permeável à imagem que lhe quisessem vender de mim. O Gonçalo tem com certeza uma imagem feita do pai que ama, e isso já ninguém consegue apagar. Eu ainda luto para poder cria-la. Coragem que faltará pouco. Seja qual for a tua decisão, toma-a. Terás sempre apoios onde nunca contaste, e tens uma base de família fantástica, que é pelo que consiga perceber, uma grande fortaleza para ti. Pais para sempre. Nunca desistas.

Abraços

http://superpai.blogspot.com

Anónimo disse...

Olá. Vim aqui ter ao seu blog através da minha amiga Filipa. É dela o unico blog que habitualmente visito.
O seu problema é, infelizmente mais comum do que aquilo que parece. A liberdade do adulto enquanto pai ou mãe deveria ter que acabar no ponto onde começam os direitos da criança.
Qualquer menino tem o direito de ser criado próximo dos seus pais. As consequências deste tipo de afastamento no desenvolvimento futuro daquela pessoa, do adulto que será são imprevisiveis...
Não é possível que alguém tão pequeno não se sinta magoado e perdido das suas referências numa situação deste género!
Boa sorte na sua luta pelo seu filho. Não lhe digo que não desista porque sei que não o fará. Um pai nunca desiste!
Coragem.

Cláudia, Pimpo e Pimpa disse...

A seu tempo, com toda essa força e determinação tu vais reencontrar-te com o teu filho, não tenho dúvidas.
Força!

Bjs Cláudia

Anónimo disse...

Querido Pai,
Tenho a certeza que um dia o Gonçalo vai reconhecer tudo isso, vai reconhecer todos os seus esforços, todo o seu amor. Continue com coragem!

Beijinhos

Elisabete disse...

Olá Sérgio.
Estas últimas notícias deixam-me de alguma forma triste porque sinto k estás a caminhar para um lado k é a ansiedade de kerer ver o teu filho, custe o k custar e a deixar de ponderar com calma como tens sempre feito até aki.
Contra mim falo k impulsiva como sou e "leoa" kd magoam os meus, já tinha ido para Angola ver o k se passava, mas isto sou eu e não o Sérgio...
Já trabalhei para uma empresa k tinha negócios em Angola e kd o patrão lá estava era um suplício conseguir falar com ele...
Há muitas pessoas k vão até lá...mas com os riscos calculados...ou com influências no actual governo (era o caso do meu ex-patrão). Infelizmente não saí a bem, pelo k se fosse o oposto, acredita k já tinha tentado saber se haveria alguma hipótese de saber onde estava e como estava o Gonçalo.
Sérgio: se conseguiste mais uma vez falar com o teu filhote, é porque ele está bem.Se a keixa dele é k não ligas, ele está bem, pelo menos fisicamente.
Tens de pensar na tua segurança para garantir a segurança futura do Gonçalo...nada te pode e à Xana acontecer, entendes?
Desculpa falar assim...no teu lugar, tb já desesperava...
Muitas beijocas e mantém esperança pelo teu filhote

MamãdaDiana disse...

Concordo totalmente com o que a Filipa disse...

Não te precipites...

Mas falar é fácil... Mas também te digo que já lá estava se estivessse na tua situação...

Só espero que o Gonçalo não se revolte com tantas coisinhas que põem na cabeça dele... è tão cruel o que a mãe dele está a fazer

Rita disse...

Já li o seu blogue algumas vezes, e mesmo não sendo mãe fico chocada com esta situação. Como é possível alguém gazer sofrer um filho, sim porque quando não vê um pai sofre-se. O meu pai faleceu tinha eu 3 anos e ainda hoje passado 24 anos sinto imensas saudades, por imagino o que sente o seu filho com 8 e sabendo ele que está aí e ele não pode estar consigo.
Força para tudo, vai conseguir vencer essa batalha e ter o seu filho consigo.
Rita

Filipa disse...

Olá Sergio,

Passei para saber se já havia novidades ... no fundo para saber se ontem, tinhas ou não, conseguido chegar à fala com o teu Gonçalo!!

Um grande beijinho para vocês