segunda-feira, 14 de julho de 2008

Voltei a falar com o meu filho :)

Voltei a falar com o Gonçalo no sábado passado. Confesso que me sinto enriquecido e mais calmo por falar com o meu filho. Não obstante, como facilmente se compreende, aumentam as saudades e a vontade de o ver e privar com ele.
O Gonçalo está, claramente mais crescido. Pelo menos é essa a leitura que faço do tom de voz mais grave.
Preocupei-me quando lhe perguntei se estava a gostar da escola e como se chamava a professora. Diz-me o meu filho que gosta mas não sabe o nome da pessoa que lhe dá aulas. Fiquei estarrecido! É estranho o Gonçalo não saber o nome da professora.
Diz-me o meu filho que virá a Portugal em Novembro ou Dezembro, no final do ano lectivo. Por esta informação fiquei a pensar que ele estuda no sistema de ensino angolano e não no português o que, confesso, também achei estranho! É que, segundo apurei, o ano lectivo em Angola começa em Janeiro e termina no início de Dezembro ora, em Dezembro de 2007 o avô materno do Gonçalo tinha informado que o menino estava em aulas!!! Estou confuso: O meu filho está a estudar no sistema português ou no angolano? É que, pelo português estaria de férias agora…pelos vistos não está e, pelo angolano estaria de férias em Dezembro, pelos vistos não esteve! Que pensar?
A verdade é que continuo sem informações claras e fidedignas das circunstâncias em que vive o Gonçalo.
Entretanto, aproveitei esse contacto para lhe pedir um e-mail através do qual pudéssemos conversar mais tempo e de forma menos dispendiosa. O Gonçalo disse-me que falava para Portugal através do skype de um amigo e, por essa razão não me podia dar o endereço. Fiquei chocado! Em Dezembro de 2007 o meu ex sogro disse que o Gonçalo tinha um computador portátil e que, através dele falava com a família materna e com a família paterna do irmão. Não entendo. Estou cada vez mais baralhado e certo da dura realidade: objectivo: cortar os laços que existem entre mim e o Gonçalo para, assim o afastar da família paterna. Não tenho dúvidas…este é o grande objectivo!
Falsas realidades, tentativas que, com o tempo se frustrarão. Eu nunca vou desistir de lutar pela sã convivência com uma criança que faz parte de mim.
O meu filho, ao telefone não me parece infeliz. Percebo que está tenso e pensa antes de falar mas, pensando de forma racional, o Gonçalo é uma criança de oito anos a viver, a mais de dois mil km de distância do pai que não vê há mais de oito meses. Enfim, resta-me continuar a acreditar numa justiça que tarda mas, espero eu, não falha.
No meio de tudo isto continuo a não perceber as razões que movem o mundo. Afinal, segundo me disse o Gonçalo o irmão mais novo, com dois anos permanece em Portugal na companhia dos avós paternos.
Entretanto, agora são os meus pais que estão privados do contacto com o neto. Pese embora as várias tentativas para conseguirem falar durante o dia de ontem, as chamadas foram sempre rejeitadas!
Desabafos…

6 comentários:

Anónimo disse...

Um pequeno conselho, meta-se num avião e vá procurá-lo a Angola.....

Anónimo disse...

vais falando...é o que podes ter de momento...e com sorte..mais do q isto...com sorte veras entao o teu filho em dezembro...angola é tao longe nao da para andar de uma ldo para o outro,...alem de caras que sao as viagens..lol

Carla disse...

É complicado e imagino a cabeça dessa criança...ele de certeza que não é feliz, que está a ser constantemente manipulado para perder os laços paternais...mas tu não podes desistir !!Ele ama-te , fala com o advogado para ver o que se pode fazer...será que não existe nenhuma entidade portuguesa que o vá buscar a Angola !?!?
Que país o nosso...

Bjs e nunca desistas !!!!!

Filipa disse...

Olá Sergio,

Fico muito contente por estares a conseguir chegar á fala com o Gonçalo ... sei que este contacto fica muito aquem do que seria de desejar ... mas mais vale teres este, do que nenhum, não é assim? Fico contente por perceberes que o teu filhote está aparentemente bem .. assim de alguma forma ficas um pouco mais tranquilo!

Porque não tentas dar-lhe o teu e-mail, para que ele, quando tiver oportunidade de livremente aceder à internet te envie uma mensagem???

Um beijinho para vocês

Kelly disse...

É tudo muito estranho. Como não sabe ele essas coisas? E uma criança de 8 anos que tem que pensar bem no que diz...é triste...

Elisabete disse...

Ainda bem k já conseguiu falar com o Gonçalo, ainda k transpareça alguma coisa de estranha na voz do seu filho, mas assim ele terá sempre a certeza k o pai, por mais longe k esteja, continua a fazer todos os esforços para o contactar e saber dele. Não, não é fácil para uma criança de 8 anos processar tanta informação e essencialmente, contra-informação pois até mesmo nós adultos k acompanhamos a sua luta dificilmente entendemos como há situações destas.
É mt importante k o Gonçalo saiba sempre k possível, k o pai continua a falar com ele, k ker saber dele, k não desiste dele.
Admiro mesmo muito o seu esforço e a sua não desistência pois tenho uma amiga cujo pai nunca kis saber dela apesar de se conhecerem e isso é triste e com certeza k traz sp consequências.
Eu axo k a sua vontade é ir a voar até Angola...mas parece-me k talvez não fosse o mais acertado, para já...em termos de segurança para ambos.
Não haverá forma, alguém k lhe consiga trazer notícias verdadeiras do Gonçalo? Em k hotel estão, escola, etc?
E agora, agradeço as suas palavras no cantinho do meu filhote :)