domingo, 10 de fevereiro de 2008

Pai em pensamento!


Em finais do ano de 2004, início do ano de 2005 a mãe do Gonçalo começou a incumprir o Acordo de Regime de Visitas. Para além de não me atender o telefone durante a semana, para além de me omitir os locais onde o meu filho estudava ou, na altura, simplesmente passava os seus dias, para além de nada me dizer relativamente às maleitas físicas começou, de forma astuciosa a evitar-me aos fins de semana.
Todas as sextas-feiras lá ía eu até ao local onde vivia a minha ex mulher para ir buscar o Gonçalo...sem sucesso: um final de semana tocava à campainha e ninguém me atendia ou ficava horas à espera que o menino viesse, no outro final de semana recebia um telegrama a informar que o Gonçalo não poderia vir comigo por esta ou aquela razão, outro final de semana o menino tinha festas de aniversário de amigos e assim sucessivamente. O tempo foi passando e eu que chorava a passagem de um pai de todos os dias a um pai de fim de semana começava agora a ser um pai em pensamento.
O meu filho estava cada vez mais distante e sem opção. A mãe do Gonçalo havia decidido a vida dos dois, a minha e a do menino.
Nem consigo descrever a angústia, a sensação de perda e a impotência. Decidi recorrer aos Tribunais, decidi pedir a alteração do acordado numa tentativa de melhorar e continuar firme ao lado do Gonçalo.
Entretanto alimentei-me de recordações! Lembro-me do dia em que decidi levar o meu filho para experimentar sensações. Foi lindo :) Quando o coloquei sobre a areia a reacção dele foi de um sorriso e muita alegria mas, quando o coloquei sobre a relva ele reagiu com medo e tentou sair rapidamente. Amo o meu filho, que saudades!
Bom, o acordo foi alterado em Maio de 2005.

19 comentários:

Anónimo disse...

Adianta-te muito ir para os tribunais?! acho que a tua ex-mulher é mais inteligente que tu. Se ela não te da contacto para sequer falares com o teu filho, não te da contacto onde mora, mesmo de onde trabalha e com o gozo que tens levado nestes tempos e esse juiz/juiza nao fez nada..vai fazer agora não?!...vai sonhando! Se fossem tao graves essas irregularidades ja terias o teu filho, não? nao sei onde queres chegar com tudo isto.

Filho para sempre disse...

Caro anónimo,
Uma pessoa de bem recorre sempre aos Tribunais para que se faça justiça. De facto a mãe do meu filho não me dá contactos para que eu possa manter um relacionamento com ele mas isso, ao contrário do que o caro anónimo parece entender, não faz dela uma pessoa melhor e não me retira o direito de ser pai!
Sou persistente em tudo o que diga respeito ao meu filho.
Por certo o anónimo nunca passou por algo assim e espero que não venha a passar para que continue sem perceber o que pretendo e onde VOU chegar.
Quanto às irregularidades não lhe parece suficientemente grave um filho e um pai estarem afastados um do outro?
Apesar de existirem pessoas com uma opinião como a sua eu não vou desistir porque o Gonçalo merece que eu lute.
Obrigado pela sua participação e não deixe de nos visitar.
Um abraço, Sérgio

Anónimo disse...

é o que te digo meu..vai sonhando!!!!!não conseguis-te até agora nunca vais conseguir..a justiça é para quem pode não para quem quer. quem te ouvir falar parece que es a vitima! que es o justo. tira a mascara ó justiceiro. :)

Filho para sempre disse...

Caro anónimo!
Não vou responder a este tipo de comentário, menos construtivo, e alimentar discussões deste tipo. A única VITIMA a existir, é o meu filho.
Um abraço, Sérgio.

Anónimo disse...

Grande lata! Bem se vê que esse anónimo é cúmplice da mãe. Espero que venha a passar pelo mesmo que este pai. Não conheço o Sérgio mas já percebi quem são os "maus" aqui. Tenha vergonha Senhor/a anónimo/a. Veja mas é se se assume. Pobre! É mesmo pobre...
Sérgio vai conseguir! Vou mandar-lhe um mail com o meu contacto. Eu posso ajudá-lo e nem sabe o quanto. Essa mãe não espera pela demora. Senhor anónimo nunca se esqueça: Este blog é lido por quem menos espera. Nem imagina o erro que cometeu e o quanto eu posso ajudar este pai.
Com este blog caiu uma máscara mas foi a da mãe que através deste cumplice me fez perceber a verdade.
Gonçalo...vou ajudar-te!
JSC

Filho para sempre disse...

Muito obrigada a todos pela participação e comentários. Repito que não pretendo utilizar este blog para acusar. Importa que todos saibam: o meu direito e o direito do Gonçalo não é um sonho! Não tenho dúvidas sobre a razão e a justiça e, por esse motivo continuarei esta luta no local certo: O Tribunal!
JSC, obrigada pela sua mensagem e pelo seu mail. Foi uma boa surpresa e vou contactá-lo de imediato.
Um abraço, Sérgio

ilda disse...

Força Pai!
Aqui temos o exemplo de um pai que ama verdadeiramente o seu filho!
De certeza que a mãe não quer o melhor para o Gonçalo.
Posso vos dizer que o meu marido está em Angola a trabalhar e por muito que sofra, por estar longe das filhas, não lhes quer estragar o futuro e por isso não as quer em Angola. Eu sei que as minhas filhas também sofrem por não ter o pai com elas, mas diariamente matam as saudades atraves do messenger e do telefone. O Gonçalo está privado disso tudo!
Por isso essa mãe não tem amor pelo Gonçalo, uma criança que só quer feliz! Sr. anonimo não diga disparates.
Eu tive a sorte de conhecer o Gonçalo e pude confirmar o quanto ele era feliz com o pai, o quanto estava triste por ir para Angola.
Bastava olhar para os seus olhos para ver o quanto ele pedia para não o deixarem ir, bastava ver a expressão dele a pedir "SOCORRO" deixem-me ficar aqui! Até o seu lindo cabelo ele teve de rapar para ir para Angola.
O simples facto de não o deixarem falar com o pai é sinal de violência. Esta mãe é uma egoista, so pensa nela, não pensa nas necessidades do Gonçalo. Não pensa como faz sofrer o seu filho, não pensa o que um dia o seu filho vai pensar dela!
Mas eu estou certa que o Gonçalinho vai voltar em breve!
Estou certa porque ainda confio na nossa justiça!!
O AMOR deste pai e demasiado grande para o Gonçalo não puder usufruir dele!!
Esta mãe vai sofrer e vai arrepender-se. Poderá ser tarde demais para ela!
PAi FORÇA! Tu vais conseguir e o Gonçalo terá o maior orgulho desse Pai, tal como as minhas filhas têm do PAI delas que quer o melhor para elas!
Este Pai irá sempre ter o amore a admiração do seu Filho Gonçalo, SEMPRE! Cada vez será maior!
Todos nós precisamos de um PAI como este, já a mãe !! DEUS nos livre!
Pai todos juntos vamos conseguir!!!
Ilda Carvalho,

Anónimo disse...

volta volta ja hoje!é so queres...es um desiquilibrado, mentiroso e enganas meio mundo. Tens a mania que es senhor doutor! Palhaço. o teu filho tem medo de ti nem que ir para a tua beira, aldrabao. Ele adora a mae e o padrasto, até o trata por pai..isto é a verdade. mete nojo este blog com tanta mentira!
Ainda bem que nao sabes do paradeiro dele..essa e a sorte do teu filho e da mae dele. So assim tem sossego.

Filho para sempre disse...

Caro anónimo,
Lamento que, ao injuriar-me e difamar-me não o faça assinando as suas mensagens e assumindo a sua identidade.
Felizmente eu sei a verdade, felizmente dezenas de pessoas conhecem o Gonçalo e sabem a sua opinião, felizmente tenho do meu lado amigos e familiares que observaram e observam.
Não tenciono acusar e não vou desistir. São estes comentários que me fazem acreditar: Vale a pena continuar a lutar pelo Gonçalo.
Um abraço,
Sérgio

Anónimo disse...

O meu nome é Alexandra e sou casada com o Sérgio. Tive o privilégio de conviver com o Gonçalo, de passar férias e fins de semana com ele. Tive o privilégio de o auxiliar nos trabalhos de casa, de o ouvir, de conversar com ele, de cantar, dançar e brincar, de ver filmes, de preparar refeições, de o deitar...enfim!
Estou certa de que o Sérgio é uma pessoa fantástica afinal, é o meu marido, companheiro para a vida. O Sérgio é daquele tipo de pessoas sempre rodeada de amigos e familiares, é um bem disposto que nunca nega ajuda a ninguém.
Os três, eu, o meu marido e o Gonçalo passamos 15 dias de férias usufruindo ainda da companhia de amigos e outros familiares. Eu vi o sorriso do Gonçalo, eu ouvi as gargalhadas dele ao brincar com o pai. E mais...é curioso...o Gonçalo contou-me uma história, um dia disse-me que andava a correr por uma quinta que, segundo ele é propriedade do companheiro da mãe e estava a chamar pelo marido desta, chamou-o pelo nome. Alguém que por ali estava, creio que um caseiro, disse-lhe: Gonçalo chamas o teu pai pelo nome em vez de lhe chamares pai? E o Gonçalo respondeu: O meu pai não está aqui, o nome do meu pai é Sérgio. Acreditem ou não foi o Gonçalo quem me contou isto...ele próprio, eu ouvi e para mim basta.
Nunca criticarei a mãe do Gonçalo porque gosto demasiado deste menino para isso. Pela mãe do filho do meu marido sinto respeito embora lamente a atitude de afastar uma criança do pai.
Sofro com o Sérgio nesta luta e estarei com ele sempre até porque...eu conheço o Gonçalo e conheço a sua opinião.
Não tenho dúvidas quanto à veracidade de tudo o que é escrito pelo pai nesta página. Eu vivo esta história!
O Gonçalo gosta muito da sua mãe, claro que gosta e ainda bem mas também gosta muito do seu pai.
De mim ou do Sérgio nunca o menino ouvirá criticas à mãe ainda que possamos ter a nossa opinião.
Ouvi muitas mais coisas da boca do filho do meu marido. Vou contá-las, vou contando.
Sérgio, estou aqui hoje e sempre!
:) És o maior.

Anónimo disse...

Sérgio, achei digno cuidares e protegeres o teu filho mas, ao aceitares este tipo de comentários deixas o gonçalo numa situação de certo desconforto. Tu desde sempre protegeste a imagem da mãe do Gonçalo, à frente dele. Ao insultarem-te assim, de forma tao cobarde, no anonimato, que pensara o Gonçalo ao ler este blog?
Nós todos, teus amigos, acompanhamos a tua historia desde o inicio como nossa fosse, nós sabemos quem insulta quem..não te deixes ir abaixo com comentarios incorrectos destes, ok, amigo?

Anónimo disse...

Oh Senhor anónimo, este pai não tem a mania que é Dr., ele É mesmo Dr. e isso parece que o perturba, não? Aproveite o processo de Bolonha e vá tirar uma licenciatura pode ser que lhe passe essa inveja. Pobre de si...
Não conheço o Sérgio pessoalmente mas sei que ele é docente do ensino básico e secundário. Aliás foi professor da minha filha Ana.Um excelente professor de geometria. Pessoas como o Senhor Anónimo dão pena. Frustrados...queria ser Dr. mas não é e nunca será!
Força Senhor Professor Sérgio!
Maria Vieira

Anónimo disse...

É de uma dignidade, ver um Pai assim, a lutar, com o que pode, para ter o seu filho.
Em Portugal, num momento em que este tipo de situações atinge proporções de conflitos assustantes, devastadores, mesmo para as crianças que, essas sim, são as menos protegidas por todos nós, intervenientes nestas histórias de divórcio e de acordos de regulaçao paternal.
Sem dúvida vemos que os tribunais olham para estes casos com desconfiança e os sentem de forma autista. O trabalho e mais trabalho, as trapalhadas de advogados que mexem com o sistema, de oficiais de justiça que se tentam, processos e sistemas que fogem aos olhos dos magistrados, enfim, por um número infinito de situações, mais ou menos hilariantes e incompreensivas.
É mais fácil haver Pais a demitirem-se de serem Pais..Ver Pais assim que, engolam o orgulho e, se exponham desta forma, não só por uma questão de justiça mas porque existe algo bem maior, e que está acima de tudo, o AMOR DE PAI.

Um abraço, PAI!

De um "PAIPARASEMPRE" E PRESENTE!

Filho para sempre disse...

Caro Álvaro,
Muito obrigado. Foram importantes para mim as suas palavras. Obrigado do fundo do meu coração.
Desejo-lhe o melhor.
Um abraço,
Sérgio

Anónimo disse...

Realmente Sr. Anónimo, se é que assim o posso chamar, porque acho que o sr. é uma coisa qualquer, menos humano, nem os animais tratam os outros assim, conheço este pai, sei o que ele sofreu e o que sofre, durante um ano convivi com ele todos os dias e todods os dias o Gonçalo era tema de converça, vi sempre este meu amigo a lutar para estar com o filhoe realmente está a ser um convarde, pois realmente como a D. Maria Vieira disse, ele não tem a mania que é doutor, é isso mesmo, ele é mesmo doutor, é professor e além do mais um professor querido pelos alunos, não seja covarde coloque o seu nome, e não se esqueça a mãe do Gonçalo, deixou cá um filho bébé, levou o Gonçalo porque?
Pense nisto, ela pouco se importou com o outro filho, aliás como nunca se importou com o Gonçalo, é pena que as pessoas quando se divorciam não pensem nos filhos, eu sou divorciada e mãe de dois filhos, um de 4 e outro de 5 anos e faço o possivel para eles estarem com o pai, já não estão com ele há dois meses, porque ele foi viver para Barcelona, mas vamos falando ao telefone, e conto-lhe sempre o que se passa com os filhos, digo-lhe como võ na escola, como se tem portado, eu separei-me do meu marido e não do pai dos meus filhos, claro que gostava que ele estivesse mais tempo com os filhos mas foi uma opção dele, mas pelo menos vai sabendo como os filhos estão, é o máximo que posso fazer.
Mais uma vez não seja covarde porque de certeza que sabe muito bem o que este meu amigo tem passado. tenha vergonha.
Força Sergio

Anónimo disse...

Caro Sr anónimo
O Sr. será por acaso um monstro sem coração?
Não saberá o que é não conviver com um Pai?

Poder ter carinho, amor…

Este Pai é fantástico….e nunca lhe passou pela cabeça difamar a Mãe do “seu bébe’”

Este Pai só procura a justiça….e não sonha com histórias da carocinha …Mas com uma realidade concreta papável que virá a acontecer num futuro próximo…

Porque o Sr. não procura destruir outra pessoa …e não alguém que luta por uma nobre causa!!!

Anónimo disse...

Caro anonimo!
Este Pai para ver o seu filho humilhou-se enumeras vezes...posso contar-lhe uma situação que presenciei: - O meu amigo faz anos em Fevereiro e no ano de 2006, a data calhou a meio da semana, uma quarta ou quinta e, cabia-lhe neste dia ir buscar o seu filho, o nosso Gonçalo para com ele e demais familia e amigos, comemorar o seu aniversasrio, num jantar. Mas em vão!...quando o pai lá chegou, esperou bastante tempo pelo filho. A determinado momento, porque nunca arredou de frente de casa, da mãe do Gonçalo, vê o seu filho a chegar com a mãe do companheiro da sua ex mulher e a sua ex mulher. Previa outra cena! e nada mais...sairam do carro e como que de uma figura pública o Gonçalo se tratasse, rodearam-no, e interpuseram-se entre este e o seu Pai, para que não houvesse qualquer contacto entre eles. O Sérgio, dirigiu-se ao filho para o beijar e abraçar e o espanto o Gonçalo em lagrimas aterrorizado a olhar para o SEU PAI, que fazia anos, ouvia a mãe do companheiro da sua ex mulher dizer: "diz la a este gajo que não queres ir, diz la Gonçalo...diz ao Sérgio que não gostas dele e que não queres ir...". O Sérgio entre dor e lágrimas e, para não fazer sofrer o seu filho, e porque o gonçalo sufocava em choro, afastou-se porque não aguentava ver o filho assim.. No caminho so nós sabemos como este Pai esteve, este nosso amigo, detentor de uma paciência e tolerância (abismal), neste caso. Amigos! O gonçalo tinha estado com o Pai no fim de semana anterior e pedira aos avos paternos para comparem uma lembrança para poder oferecer ao seu PAI..Digam-me, o Gonçalo como foi tratado? bem? não nos parece..o pai limitou-se a participar mais uma vez a ocorrência, entre as muitas, que ja comunicava e outras que à posteriri comunicou, na altura no tribunal de Gaia.

Triste não é!

O Pai não quer, mas em todos os momentos em que este Pai for atacado neste blog, estaremos aqui os amigos para o defender e algumas das muitas histórias que esta mae e demais pessoas da sua confiança, fizeram este Pai passar..humilhações atrás de humilhaçoes, mas até hoje, de forma digna e honrada, NAO DEIXOU DE PROCURAR, DE ESTAR E DE AMAR O SEU FILHO.

Luta Sérgio! Nós somos os teus companheiros de "armas", nós os teus amigos e familiares.

Anónimo disse...

É mesmo muito triste! Infelizmente, com o desenrolar desta história, começo a ver as coisas muito mais claras. Tenho seguido esta história quase sem intervir, mas hoje deparo-me com uma pessoa anormal que insulta, ataca, porque será? medo de ser atacado/a?
Com toda a certeza esta pessoa não terá filhos porque se tivesse não diria tanta barbaridade, estaria calado/a.

bem haja ao pai e FORÇA!

Alexandre Azinheira disse...

Este tal de Sr. Anónimo só pode ser o padrasto do Gonçalo ou até a própria mãe. E se assim é está tudo explicado. Meu Deus! Como é possivel os tribunais permitirem tamanha injustiça!
Ninguém se informa sobre o Sindrome de Alienação Parental e o mal que isso faz ás crianças! Está tudo doido.
Força Sérgio!

PS: Se realmente foste ajudado pelo JSC pf manda-me contacto. Obrigado e um abraço!