sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Pai de fim de semana...


Depois da conferência de pais, no dia 4 de Dezembro de 2004, como tive já oportunidade de escrever, foi estabelecido um Regime de Visitas. Passei a ser um pai de fim de semana. A mim foi-me reconhecido o direito de ir buscar o Gonçalo às sextas-feiras, pelas 19h00m e ir levá-lo aos domingos à mesma hora. Pai de fim de semana! Eu, que desde o dia em que o meu filho nasceu abdiquei de tudo para estár perto dele, desisti de projectos profissionais, recusei propostas tentadoras e estabeleci como minha prioridade: o meu bébé! Eu, que desde que ele nasceu o tratei, lhe dei o primeiro banho, cortei pela primeira vez o cabelo e as unhas; eu que sabia os tempos certos para aquecer o leite, a quantidade exacta de papa...eu, pai de todas as horas passei a pai de fim de semana!
Lembro-me que, por essa altura a semana demorava a passar, senti-a um enorme vazio e os fins de semana eram rápidos, demasiado rápidos. Ainda assim, eu, o Gonçalo, os meus pais, o meu irmão e todos os nossos amigos e demais família conseguiamos aproveitar ao máximo aqueles dias. O meu filho foi sempre uma criança faladora e extrovertida que encanta pela oportunidade e simplicidade das suas opiniões. Lembro-me que durante o fim de semana falava imenso e, como costumava brincar com ele, "desgastava" a palavra "padrinho" de tanto chamar pelo meu irmão: " Ó padrinho, padrinho..." :)
Os meses foram passando...O meu filho entrava feliz no carro e vinha sempre com, nas palavras dele "um milhão de bilião de centenas" de ideias, de coisas que queria fazer, de pessoas que queria ver, de sítios onde queria ir. Enfim, uma criança cheia de energia que nunca dispensava as corridas na relva, os passeios de bicicleta, as histórias de encantar, os video jogos e tantas outras actividades.
Eu, pai de fim de semana, tentava acompanhar o crescimento dele com o cuidado e presença que me eram permitidos. Infelizmente, por mais que fosse tentando, nunca consegui que a mãe do Gonçalo falasse comigo sobre o que o menino ía passando e fazendo durante os dias úteis da semana. À sexta-feira tocava à campainha e o Gonçalo aparecia sózinho; ao domingo tocava à campainha o o Gonçalo entrava em casa da mãe pela porta semi aberta!
Já nessa altura eu achava que o meu filho precisava de um pai de segunda-feira a domingo mas, agora...saudades desses tempos filho!
A situação permaneceu assim até finais do ano de 2004, altura em que tudo mudou, tudo piorou!

10 comentários:

Anónimo disse...

Este não é um problema da lei, é um problema dos juízes. É um problema de jurisprudência,que Existe na sociedade uma ideia idealizada a favor da mãe. E os juízes são o reflexo da sociedade em que vivemos.A discriminação em relação aos pais é um problema da cultura deste país mesquinhos em que vivemos. Só que se esqueçem que um Pai tambem AMA o seu filho e por isso tem o direito de ser ouvido e respeitado pela justiça.
Porque tambem sou Pai como sabes,peço que se faça justiça qe que este GRANDE PAI E AVÓS tenham o direito de PARTILHAR o amor desta criança.

Anónimo disse...

Pois tem fundo de verdade...mas a mentalidade dos juizes em Portugal já começa a mudar..devagar! mas já se nota alguma mudança..esperemos que neste caso se corrija erros como o de deixar sair o menino para angola a meio de um ano escolar, e se deixe que uma mãe prive o contacto do "SEU" (POSSE) filho com este pai. Sabe-se la o porque? deixar um miudo entregue a uma mae num pais estranho sem referencias nenhumas familiares para o ajudarem a criar a educar..quando ela não esta proximo quem cuida dele?..

Devolvam o Gonçalo ás suas raizes, ao seu mundo, ao seu pai, avós, tios, primos, amigos, colegas de escolinha, as coisas que ele tambem ama...

Anónimo disse...

o que tem feito para recuperar o seu filho? é tão esquisito andar há tanto tempo a lutar pelo seu filho...será assim tão grave o que a mãe do seu filho tem feito? Se fosse, o tribunal ja nao teria tomado uma posiçao firme nesse caso? por favor responda-me, estou curioso!!
Americo.

Anónimo disse...

Amigo!
Este pai, tem feito de tudo mas de forma ordeira, recorrendo sempre a tribunais, de forma legal..não tem desistido, mesmo passando por varias humilhaçoes publicas..e em frente ao filho, que é o mais grave. Nunca o Sérgio teve atitudes agressivas em frente ao filho..o filho não lhe reconhece qualquer acto violento agressivo ou de maldade. ele ama, protege e preserva o filho de qualquer acto menos correcto de varias pessoas...poderia enumerar muitas situações que presenciei, mas este meu amigo nao quer utilizar este blog para atacar a mãe do filho...ate nisto ele é digno!
Um abraço!! Força Sérgio...continua..

Filho para sempre disse...

Caro Américo,
Muito obrigado pelo seu comentário. Desde que, por acordo, a mãe do meu filho ficou com a guarda e poder paternal tentei sempre ver cumprido o Regime de Visitas estabelecido. Devo dizer-lhe que, no início, apesar do vazio que me causava a ausência do Gonçalo de segunda-feira a sexta-feira, eu acreditava que a minha ex mulher cumpriria o acordo e nunca imaginei passar por algo assim. Infelizmente os incumprimentos foram surgindo e eu passei e continuo a passar meses sem ver o meu filho. Sempre que a mãe incumpria eu, representado por advogados, ía a Tribunal comunicar a falta e pedir ajuda. Aliás, apesar de, por lei, me ser permitido pedir uma indemnização por cada incumprimento nunca o fiz. No dia em que soube que a minha ex mulher pretendia ir viver para Angola fui a Tribunal requerer a alteração da guarda e poder paternal do Gonçalo. Não quero utilizar este blog para atacar mas...sabe o que aconteceu? A decisão foi tomada por um Tribunal que naquele momento pegava, pela primeira vez no processo e, infelizmente, o Senhor Juiz, dada a carga de trabalho, o que compreendo, não leu os antecedentes, nem da mãe e nem do pai. O Senhor Juiz não sabia, não por sua culpa mas por culpa do sistema, e não teve tempo para procurar saber. O Gonçalo foi para Angola com autorização do Tribunal mas a sua mãe, apesar da instrucção judicial não deixou moradas e nem telefones.
Américo, eu acredito que o Gonçalo precisa dos dois, da mãe e do pai. Eu não defendo o afastamento da mãe, apenas luto pela proximidade aos dois. Obrigada uma vez mais e, por favor, não deixe de acompanhar o nosso blog.
Um abraço, Sérgio

Anónimo disse...

e nao bastava sair para Angola sem morada para que o tribunal fizesse algo? nao consegue saber pelos familiares da sua ex o paradeiro dela e do seu filho...alguem deve saber dela?! nao? pelo que li suponho, ela deixou um filho de outro, nao?
deve ser esse juiz e muitos outros em Portugal, quanto menos fizerem, melhor..mas quem protege os intereses do seu filho, esse juiz? Se fosse comigo ja tinha partido tudo..ai de que a minha mulher me afasta-se da minha filha!??!?! de certeza que não facia isso porque me conhece bem. pelo bem sou bom...virado do aveso sou mau..

Filho para sempre disse...

Caro Américo,
Uma vez mais muito obrigado pelas suas intervenções. Não imagina o bem que me faz ser questionado e poder responder. Para mim e para a minha família é gratificante podermos ser "ouvidos".
Espero que a partida para Angola, sem deixar qualquer contacto seja suficiente para o Tribunal. O meu advogado está já a diligenciar no sentido de interpelar o Senhor Juiz. Não obstante, surge um problema: Em que morada deverá a mãe do meu filho ser notificada para comparecer à conferência de pais? Como sabe a justiça tarda e os meses vão passado sem que eu veja ou ouça o Gonçalo.Ainda assim tenho esperanças de vir a obter resultados práticos.
A minha actual esposa contactou o meu ex sogro via telefone. Ele, apesar de simpatico e de a ter tratado com educação não lhe deu qualquer informação adicional embora tenha prometido falar com a filha para que esta disponibilize um contacto telefónico. Vou várias vezes a casa dos meus ex sogros, a casa dos actuais sogros da mãe do Gonçalo e à casa onde ela habitava em Portugal. Infelizmente nestes locais nunca encontrei ninguém disposto a ajudar-me. O mãe do meu filho deixou em Portugal o irmão do Gonçalo aos cuidados de familiares mas, por aí, como disse não obtenho nenhuma informação quanto ao paradeiro do meu filhote.
Por certo compreende que em tudo o que faço ou possa fazer tenho que cuidar para manter uma postura correcta, legal e moralmente incondenável. Luto e lutarei sempre pelo Gonçalo mas nada farei que o possa entristecer ou magoar e, perder a cabeça não seria bom nem para mim e nem para ele.
Tenho esperanças que, desta vez a Senhora Procuradora do processo cuide dos interesses do meu filho. Sim, é verdade, neste tipo de processos compete ao Procurador do Ministério Público a defesa do menor. Acredito que, em breve os Senhores Magistrados possam decidir depois de uma leitura atenta de todos os documentos e observação dos antecedentes.
Muito agradeço que me continue a questionar e, se tiver possibilidade por favor divulgue o nosso blog.
Desejo que seja muito feliz ao lado da sua filhota.
Um abraço, Sérgio

Anónimo disse...

As mães devem acordar e realmente reflectir e aceitar que o "Pai" é algo importante e participativo na formação de um filho.
O Pai, tu Sérgio, sejas o que fores, tenhas o que tiveres, com ou sem defeitos e virtudes..........deves continuar a fazer-te ouvir!!!!!!!!
Quem são os outros para opinarem contra.....quem sou eu, tu, tu e tu?????
Qd decidimos dar à luz um filho necessitamos de um Pai....e esse é escolhido por nós.....qd um Pai nos pede um filho.....somos nós que "abrimos as pernas" e o aceitamos......conhecendo-o ou não......TRATA-SE de UM ACTO a DOIS.
A educação e a partilha deste DEVE OBRIGATÓRIAMENTE ser dos DOIS.
Todos temos defeitos mas Ambos quisemos um dia fazer um filho.....ou "aconteceu"......
Portanto......MULHERES deixem-se de HIPOCRISIAS......deixem -se de MERDAS.......se "O" escolhemos para PAI de nosso filho ou filha.....ESTA criança ou outra deverá ter acesso a este.....seja o PAI como for......seja um pai excessivamente "babado" ou até Ausente.....
PAI é PAI
MÃE é MÃE
Filho é dos DOIS!
E a LEI deveria OBRIGAR à presença dos dois.....quem vier por acréscimo melhor!!!!!!!
Agora....ser PAI ausente pq mãe quer! Ou vice versa é a maior INJUSTIÇA tanto para Quem o concebeu em conjunto......quer para a obra de arte concebida!
Mãe: O Gonçalo é do mundo!
Mãe: O Gonçalo é teu!
Mãe: O Gonçalo é do Pai Sérgio!
Mãe: O Gonçalo é de quem lhe quer bem ou até mal!!!
Mãe: O Gonçalo tem que crescer ao lado de quem o concebeu!
Mães: Nós mulheres não os fazemos sozinhas!!!!!!!!!!!
Mães: A Lei está do nosso lado mas nós não devemos aproveitarmo -nos dela só pq nos é mais fácil reconstruir a vida!

Sérgio: Muita força!!! E todos estaremos do teu lado......a acompanhar-te nesta dor..........o silencio de um filho é a maior DOR de qualquer um de nós......
O silenciar este pai ou outrém é a maior injustiça!
Faço votos para que esta mãe não exceda mais.......para que esta mãe partilhe......pq Deus queira que ela nunca venha a sentir a dor que está a criar.
Podemos nos separar......os Amores não são todos Eternos....mas entre Pais ....Mães e seus filhos....
É sempre ETERNO!!!!!!!!!!!!

claudia disse...

olá, muitos parabéns pelo "Pai" que és...Deverias de servir de exemplo para muitos pais, pois a maioria nem se preocupam com os problemas dos filhos...
espero que consigas a guarda do Gonçalo.

Anónimo disse...

O CORDÃO UMBILICAL FOI CORTADO NA MATERNIDADE, QUE A JUSTIÇA ENTENDA ISSO E QUE A TENDENCIA PRÓ-MAE FIQUE NO PASSADO, E QUE AMBOS (PAI E MÃE)TENHAM OS MESMOS DIREITOS.

NÓS PAIS NÃO SOMOS MELHORES NEM PIORES QUE AS MÃES, AMAMOS IGUALMENTE OS NOSSOS FILHOS.
PARA A CRIANÇA TANTO PAI QUANTO A MÃE SÃO IMPORTANTES, PERGUNTEM A UM ORFÃO DE PAI OU DE MÃE.
A MINHA LUTA É PELA PERMANENCIA DA GUARDA COMPARTILHADA ENTRE EU E A MINHA EX ESPOSA QUE MUDOU DE IDEIA E DEPOIS DE 5 ANOS DE GUARDA COMPARTILHADA QUER FICAR COM A GUARDA PARA SI, (ASSIM,PASSAREI A SER UM PAI DE FIM-DE-SEMANA) AINDA QUE MINHA FILHA DE 10 ANOS NÃO CONCORDE COM A ATITUDE DELA.
A NOSSA FILHA FICA 1SEMANA COM O PAI E NA OUTRA COM A MÃE.
ESSA SITUAÇÃO, DESDE QUE VIÁVEL É A MELHOR SOLUÇÃO, ATÉ QUE A CRIANÇA POSSA POR SI SÓ FAZER A OPÇÃO, FICAR COM A MÃE OU PAI OU MANTER A GUARDA COMPARTILHADA.

EU E MINHA FILHA QUE TEM 10 ANOS QUEREMOS A MANUTENÇÃO DA GUARDA COMPARTILHADA,
A MÃE NÃO E ENTROU NA JUSTIÇA....
A AUDIENÇIA É DIA 11/08/2009...

QUE DEUS ILUMINE A CABEÇA DE NOSSOS MAGISTRADOS, E QUE A DECISÃO SEJA A MELHOR PARA AS CRIANÇAS SEMPRE.

ESTOU SOLIDÁRIO A VOCÊ SERGIO EU ENTENDO O QUE TEM PASSADO...

SORTE, SAÚDE E SUCESSO NA SUA CAMINHADA..

SÃO OS VOTOS DE LINCOLN GOÇALVES.