sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Nada do Gonçalo!

Passou o Natal, festejamos a passagem do ano, passaram os reis e do Gonçalo nada! Há mais de um ano que não o vejo, há mais de um ano que não tenho notícias fidedignas sobre o meu filho. Há mais de dois anos que aguardo uma decisão sobre o incumprimento da mãe do meu filho referente ao Natal de 2007. Há mais de dois anos que a mãe do Gonçalo não honra o Regime de Visitas acordado ou, melhor dizendo, há mais de 6 anos que cumpro sem ver cumprido esse regime!
Tenho falado esporadicamente com o Gonçalo na sequência de inúmeras tentativas minhas de contacto e, como imaginam pergunto-lhe quando vem de férias a Portugal, quando prevê visitar-me, conhecer o irmão, estar com toda a sua família paterna e amigos. O Gonçalo não me sabe responder. Aliás, repetidamente me diz que virá em Janeiro. «Vou em Janeiro papa». Em Janeiro filho? Já estamos em Janeiro. Hoje é dia 8 de Janeiro e, em boa verdade as aulas do meu filho recomeçam no dia 2 de Fevereiro. O que se pretende? Pretenderá a mãe do Gonçalo que eu prive com ele, uma vez mais apenas 16 dias num ano?
No próximo dia 20 de Janeiro está marcada, como disse já, mais uma conferência de pais. Mais uma! Desde Fevereiro de 2008 que corro para o Tribunal de Família e Menores do Porto em cumprimento das notificações. Já lá fui inúmeras vezes e, em boa verdade nunca se decidiu nada. Continuo à mercê da vontade de todos. Continuo à espera que alguém decida a minha vida, a vida do meu filho, a vida dos meus filhos que ainda nem se conhecem.
Em menos de um ano o Tribunal da Comarca de Gondomar, na pessoa de uma diligente e excelente profissional, Procuradora junto do Ministério Público conseguiu, por observação dos documentos juntos ao processo de família e inquirição de todas as partes, incluindo a mãe do meu filho Gonçalo, concluir e acusar a mesma por crime de subtracção de menor. É certo que até ao trânsito em julgado de uma Sentença todos são inocentes mas, ainda assim, houve um trabalho de estudo, leitura atenta e observação que culminou numa conclusão bem clara e objectiva. É só este o trabalho que peço ao Tribunal de Família e Menores do Porto: Ler os documentos do processo, ouvir as partes com atenção, ler os e-mails trocados entre os pais do Gonçalo e, com naturalidade, em consciência decidir o que é melhor para o menino.
Francamente! Todos temos o direito a uma Justiça atenta e célere. O que dizer se não vejo o meu filho há mais de um ano perante a distracção claro de todos os meios judiciais?

6 comentários:

Cristina disse...

Sinto muito, realmente deve ser muito frustante, mas há sempre esperança...olha só o caso do Sean Goldman e David Goldman que finalmente se resolveu :)

Eu e Ela disse...

:-((

Nem imagino o que possa sentir :-((

É de lamentar toda esta situação... ainda pior do que o sofrimento provocado nos adultos, é o sofrimento que interfere com uma criança. Sigo com interesse a sua luta e espero que rapidamente possa ver e abraçar o seu filho. Não conheço a vossa história, não deveria opinar, mas parece-me que que a mãe do seu filho só está a pensar nela e não no menino que tem direito a conviver com o pai e com a família do pai.

Continuo a desejar-lhe muito boa sorte e que o novo ano lhe traga o que tanto deseja.

Muita força!

Anónimo disse...

Este país é uma vergonha!! E a justiça deveria chamar-se, antes, Injustiça.
Imagina que tu eras a mãe do Gonçalo e que a mãe do Gonçalo eras tu; achas que o processo era tratado da forma como está a ser????

Temos de lutar pela igualdade de género em todas as áreas e em ambos os sentidos!!!

Quem deveria dar o exemplo não cumpre o art.º 13.º da Consntituição da nossa República; imaginem o resto...

Não desistas nunca da tua luta e mantém-te firme e determinado!!!

Já que a Justiça não funciona já pensaste em recorrer à Comunicação Social?

Abraço
Luís

Mamã e Tesourinhos disse...

Sérgio, muito lamentável que isto continue assim...

Já nem sei que mais te dizer.

Espero sinceramente que dia 20 consigas que a Justiça seja feita!

Fica bem.
Bjs.

Coisas De Mulheres disse...

http://coisas_de_mulher.blogs.sapo.pt .. Ola venho convidar-te a juntares a discussoes abertas sobre a mulher, a maternidade, o amor e muito mais, passa e da o teu contributo. Lamento imenso o que estas a passar sem o teu menino. Sou mae a 3 meses e nao posso imaginar a dor.. Quando estava gravida tive uma discussao com o meu marido e ate nos separamos e sinceramente nunca pensei afastar o meu filho dele quando nascesse, sempre quis que ele estivesse presente por mais que isso me magoasse a mim. Espero que o tribunal haja rapido, vais ver que ha esperanca.. Abracos

Susana Pina disse...

Venho agradecer as palavras do Sérgio no meu cantinho e dizer pelo que já li aqui no seu blog que admiro muito a sua coragem. Tal como eu sempre digo: Nunca se desiste de um filho.
O que mais desejo é que o tribunal dê despacho ao processo rapidamente e que tal como a mãe do Gonçalo, o pai também tenha direito ao seu filho.

(irei passar a acompanhá-lo)
Um abraço
Susana