sexta-feira, 4 de abril de 2008

Concederam-me 4 dias...

Depois das parcas notícias que tive do meu filho e do comentário desajustado que recebi, continuo a aguardar uma decisão ou uma actuação por parte do Tribunal de Família e Menores do Porto.
Muito agradeço a todos que visitam esta página e que nela transmitem as suas emoções, o seu apoio, os seus conselhos. Sinceramente, muito obrigado a todos!
Depois de autorizada pelo Tribunal a viagem do Gonçalo para Angola confesso, senti-me desesperado e incapaz de agir ou pensar. A conferência de pais em que se decidiu esta alteração aconteceu, como tive oportunidade de contar, no dia 10 de Outubro de 2007 e, no final da audiência, o Juiz do processo aconselhou a mãe do Gonçalo a deixá-lo passar alguns dias comigo antes da partida.
Como era de esperar, já com o que pretendia reduzido a escrito, a mãe do meu filho disse uma série de coisas no sentido de justificar o não acolhimento do conselho. Não obstante, perante a incisiva intervenção de um advogado presente, o mandatário da minha ex mulher, lá concordou. Ficou decidido que eu ia buscar o Gonçalo no dia 17 de Outubro pelas 19h15m. Lembro-me de ter pensado naquele momento: Ah! Afinal já não tem que estar em Angola até ao dia 15!?
Também para lá do que ficou em acta recebi um conselho, pedir uma avaliação psicológica ao Gonçalo quando ele viesse no Natal. Lembro-me de ter sorrido e dito que não pretendia sujeitar o meu filho a uma situação dessas e, para além disso, tinha a certeza que ele não voltaria no Natal. E não voltou!
Assim foi, abandonei o edifício do Tribunal desfeito, sem forças e com uma enorme vontade de desistir de lutar.
Preparei-me para os últimos momentos com o meu filho. Fui buscar todas as minhas forças e convenci-me de que ia passar aqueles dias a sorrir e a aproveitar ao máximo a companhia dele. Assim foi! Fui buscá-lo no dia 17 de Outubro de 2007, restavam-me 4 dias até deixar de o ver por tempo indeterminado.

13 comentários:

Anónimo disse...

Peço a quem pode fazer algo pelo Gonçalo, que pense no bem estar deste filho e não na mãe que supostamente lhe quer bem...que pense como se sentiria, se como o Sérgio, tivesse 4 dias para viver o que deveria viver de forma continua...que sinta a dor desta família, que tudo fez para proporcionar ao Gonçalo o equilíbrio para o seu bem estar, e recebeu o abandono da justiça...pensemos como nos sentíriamos se fosse connosco!!!

Anónimo disse...

Viveu 4 dias para estar meses e, talvez anos, sem ver o filho. É injusto ver a injustiça que a justiça faz...Acreditemos todos, que o Gonçalo vem rápido e que este senhor Juiz rectifique o que de errado está feito.
Não vamos desistir!... esta corrente de amizade e de amor, por estas pessoas e por esta causa, cresce de dia para dia..eu sinto-me parte desta causa, sem dentro dela estar.
Bernardo Durães

Anónimo disse...

É duro ver o que este Pai tem sofrido, por causa do seu amado filho..
Depois de ver este Pai a passar pelo filho, o que tem passado, questiono-me se terei a capacidade e a força deste Pai, num dia que me possa acontecer, o que lhe está acontecer.
Bem, amigo Sérgio, não o conheço mas garanto-lhe que tem o meu apoio...soube deste blog, por um email, direccionado para o meu email, de uma amiga.

Fernando

Anónimo disse...

Sonho um dia ser pai.. n posso imaginar o estas a passar resta-me deixar aki um voto de força para continuares a lutar pelo direito de dares ao teu filho tudo o k ele merece. Apenas te peço pra teres força pra continuares a lutar grande abraço de um ex aluno teu de Valbom... Ass: Pardal...

Anónimo disse...

Professor, quando na escola me falaram deste seu blog nunca imaginei que estivesse a passar por isto. Tive a enorme sorte de o ter como professor e sei que é uma boa pessoa. Aprendi muito consigo nas aulas mas não só da matéria. o Professor é uma pessoa com excelentes qualidades. Obrigado por me ter feito acreditar que vale a pena estudar e tentar ser alguém. Boa sorte!
Mário

Anónimo disse...

4 dias? Não posso crer!!! Como é possível alguém passar quatro dias com quem mais ama bem sabendo que a despedida era por tempo indeterminado?
Bolas...que sacana a mãe do seu filho!
Não o conheço mas, acredite, estou consigo nesta luta.
O que podemos fazer? Vamos organizar uma manifestação junto do Tribunal? Vamos fazer alguma coisa Pai Sérgio...não desista!
Um abraço de força e coragem
António Freitas

Anónimo disse...

O que quero saber é o seguinte: O que faz este juiz para trazer o seu filho para Portugal? nem que seja por um curto periodo de visita...

bernardo

Is@ disse...

Olá!
Antes de mais obrigada pelo seu comentário no meu blog.
Caso pretenda tornar o caso público, tenho alguns contactos na SIC e RTP, nomeadamente jornalistas e também da produtora de um programa da manhã de grande audiência.
Se precisar, deixe-me um comentário no meu blog, com a forma de o contactar para que possa falar consigo.

Muita força e sorte

Beijinho

Isabel

barrigacheiadefelicidade disse...

Pois... que dizer?
Que continuo a acompanhar a vossa história e que espero, de coração, por um final feliz!
Bjs

Anónimo disse...

"Há duas coisas infinitas: o universo e a estupidez humana. E quanto à primeira não tenho bem a certeza." Albert Einstein

Carla Peste disse...

não consigo imaginar o que sentes, é dificil, só de pensar que isso me podia acontecer, fico doida, força, Sérgio, estou contigo.
Espero que esta gente veja o que te fez e anda a fazer.
Já sabias o que te iam fazer, foi pena os juizes não confiarem naquilo que tu dizes, porque era mais que obvio que a mãe "quer dizer, não sei se lhe posso chamar mãe" do teu filho fosse fazer isso.
Força e Beijinhos
Carla Peste

Anónimo disse...

"Quando alguém quer alguma coisa, todo o Universo conspira para que se realize esse desejo" Paulo Coelho
Sendo esta uma causa tão nobre, de certo o Universo fará o seu melhor.
: )

Anónimo disse...

Sei o que passa,meu filho fez um aninho ontem,ele mora em TERESÓPOLIS-RJ-BRASIL,e eu a numa cidade a 120 KM de distancia,sofro muito em não poder estar com meu filho todo dia e a mãe não deixar traze-lo para ficar nem que fosse uma noite comigo,avós,primos.Quando vim embora ontem meu filho não queria que eu fosse embora chorou muito me agarrava o braco com um olhar de "Pai me leva eu te amo",e só tem um aninho ainda não fala nem anda,mais de duas horas se passaram da minha partida liguei para saber como estava pois chorava muito com minha partida,ele continuava chorando como dói em nós PAIS e nossos amados filhos passar por isso,e as MÃES não enxergarem isso e saber que estão maltratando os próprios filhos,os privando com o aval da justica de um amor único que é o de pai,no momento de minha partida pedi que deixasse trazer meu filho e eu o levaria dois dias depois,com a maior desprezo disse não ainda falou que fasso a crianca sofrer.Meu caro se sofro com que passo sei que sua luta é muito grande,fiquei pensando agora se a mãe do meu filho fosse para outro país e acontecesse comigo o que acontece com voce,minha vida e a do meu filho seria destruida,não me conformo com estas leis e estas MÃES que alienam um filho do amor paterno,sem dó nem piedade é uma dor enorme é muito cruel!!!!