quinta-feira, 20 de março de 2008

Dia do pai!

Dizem que o “Dia do Pai” surgiu há mais de quatro mil anos na antiga Babilónia quando um jovem, chamado Elmesu moldou e esculpiu em argila o primeiro cartão que desejava saúde, sorte e longa vida ao seu pai.
Ontem, dia 19 de Março, aguardei pelo contacto do meu filho. Passei horas com a doce ilusão de que a minha ex mulher o deixaria falar-me. Ilusão...não mais que isso.
Estou certo de que o Gonçalo se lembrou de mim ontem, não por ser este dia dedicado aos pais mas sim porque eu acredito, o meu filho lembra-se de mim todos os dias.
O ano passado, no fim de semana seguinte ao dia do pai fui buscar o Gonçalo. Lembro-me que ele entrou no carro em lágrimas e sem conseguir proferir uma palavra. Nesse dia fui buscá-lo com o meu próprio pai. Depois de o termos acalmado ele expressou a sua tristeza. Tinha feito um presente para mim no colégio e, por imposição da mãe, ofereceu-o ao companheiro desta. Fiquei chocado sem conseguir controlar as lágrimas. O meu pai levou o Gonçalo a um shopping e deixou-o escolher um presente para mim. Recebi uma imagem de Buda e, mais do que isto o abraço carinhoso e o sorriso transparente do meu querido filho.
Não calculam a dor que tenho sentido ao longo destes quase seis meses de ausência. Acordo e adormeço com a angústia de saber o que será feito da criança que tanto desejei e ajudei a chegar a este mundo. Sofro de uma forma que não consigo traduzir em palavras e alimento os meus dias com as recordações de cada momento e a firme esperança de repetir tantas alegrias.
O Gonçalo é uma criança tão especial, tão cheia de projectos, tão carregado de energias positivas. O Gonçalo é o meu filho lindo, a minha maior preciosidade. Por mais tempo que passe não vou desistir de o ter perto de mim e da nossa família.
Estamos a reformular o quarto destinado ao meu filho. Decidimos renovar as cores e o ambiente embora, como é natural, sem desrespeitar aquilo que o Gonçalo escolheu e a forma como dispôs.
Estou a passar pela fase mais difícil de toda a minha existência. Não serão as dificuldades desta vida as maiores lições? Sofro, dói muito mas...Gonçalo, continuo aqui, firme e decidido. Estamos à tua espera. Sim, estamos! Não estou sozinho e nunca vou estar só.
Amo a minha família! Amo cada uma destas pessoas que estão na minha vida desde sempre e para sempre.
Obrigado a cada uma das pessoas que conheço e me apoiam, obrigado a cada uma das pessoas que eu não conheço mas visitam este blog e me deixam carinho e ternura.
Bem hajam! Uma Páscoa feliz para todos.

9 comentários:

Teresa Peixoto disse...

Olá!
Quando vi o artigo sobre o Dia do Pai, pensei: que bom, uma alegria!
Mas depois de o ler, só consigo pensar: como essa mulher que se diz "Mãe" deve ser amargurada e insegura!
Será que uma pessoa assim está em condições de formar uma criança? Porque é isso que se faz nestas idades, formam-se carácteres, personalidades. Saberá ela que assim está a ensinar ao filho o desprezo pelos sentimentos dos outros, e mesmo pelos sentimentos do próprio filho?
Seria assim tão dificil ter permitido ao filho ligar ao pai? Um telefonema, que hoje em dia é das coisas mais banais...
Bem, resta-nos esperar e confiar na Justiça Divina, e na dos Homens, claro!
Colhemos sempre os frutos do que plantamos, por isso continuem assim, a semear alegria e amor. Por mais tempestades e vendavais que surjam, nalguma altura virá a bonança, e aí os frutos serão ainda mais saborosos.
Boa Páscoa!

AG disse...

Às vezes, infelizmente muitas, penso como pode haver mulheres tão egoístas... Sei que as há e que nelas o bom senso não impera. Só me surpreende como é que não se consegue que elas parem de magoar quem teoricamente mais amam...os filhos!

Anónimo disse...

olá,
é com grande agrado que vejo que não desistes....
nunca é demais salientar o apoio que tens tido da tua familia, que vivem todos por uma causa, rever aquele que é a luz da vossa vida o G.....

Nunca as palavras são demais ...

E fico muito feliz por saber que neste momento,para além da tua familia, tens uma grande mulher que mesmo não sendo mãe, partilha contigo esta grande batalha.....

como eu sei o que é viver sem pai, e como sei o que é viver com o pai vivo, mas sem ele, peço.te que agora mais do que nunca não desistas....

Pelo que eu já vi nesta familia, por vezes achar que o caminho mais fácil seria mesmo desistir, e não lutar contra um sistema muito debiltado, muito pesado e o mesmo que por muitos momentos não pensa o que é melhor para os menores....

Eu propria me deparei com uma batalha no tribunal de menores com 15 anos em que me foi negado a venda da minha casa e que a solução se esta não fosse vendida era a RUA...

.enfim....


EStou muit feliz por ti, que fnalmente pudeste partilhar a tua luta.....terás para sempre o nosso apoio e solidariedade nesta batalha que eu acredito que um dia irá acabar, nem que para isso seja preciso seja preciso a maioridade do teu filho..

um milhao de beijos

da tua prima catarina

Anónimo disse...

tinha escrito o outro comentário sem antes ter visto o blog todo...

neste artigo não consegui conter as lágrimas....

Não que eu não soubesse o que estas a sentir, sim tu, e todos que te rodeiam; mas pela forma transparente, honesta e sincera que esvreves.....

é impossivel conter aquela lagrimita que sempre que estamos contigo contemos, respiramos fundo na expectativa de te dar mais alguma força..

mas hoje é impossivel, primo....

como eu sei o que sentes, fiquei preplexa na forma que descreves esta tua vida....minha nossa parece que estou a viver todos os passos desta tua luta..

as datas , os momentos, os dias, as horas, como tudo está tão gravado na tua memoria, e só podia estar....lol

que pai maravilhoso és.....nunca te esqueças que independentemente do que possam dizer ao teu filho ,da distancia, de tudo, ele vai crescer, um dia vai ser pai tb, mas acima de tudo será sempre TEU FILHO PARA SEMPRE...

MEUS PARABENS PRIMO...

DA TUA PRIMA Catarina Santos

Anónimo disse...

Como Pai, não quero nem imaginar estar longe dos meus filhos..especialmente numa circunstância igual à sua!

Força!

Este Blog deve ser um exemplo para a nossa sociedade e PARA A NOSSA JUSTIÇA...Mãe é Mãe...Mas Pai é Pai...e nestas circuntâncias..SUPER PAI..

Emilio Frota

Anónimo disse...

ja la vão quase 6 meses que não vê o seu filho!?!não? e o tribunal não faz nada? não consegue colocar o seu filho em Portugal, para que esteja com o seu Pai....

Esta mãe não permitiu que viesse no Natal...uma epoca de festa em familia...que mãe é esta?

Americo sanchez

Anónimo disse...

Bom dia!

Mãe.. que mãe é esta!!
Uma palavra tão doce! Como pode essa senhora ser Mãe!
Essa senhora nunca deveria ter sido Mãe!
Uma mulher amarga, frustrada, fria, e sem sentimentos!
Uma mulher que castiga o seu filho!
Uma mulher que só pensa nela!
Essa mulher nunca saberá transmitir nada ao Gonçalo, e nunca terá nada do Gonçalo!
Essa mulher nunca será feliz!
o Sérgio sim é um PAI MARAVILHOSO!
Sempre preocupado e sempre a pensar no seu filho.
A mulher do Sérgio sim é uma MÃE!
Todos os dias fala no Gonçalo!
Todos os dias se preocupa e pensa."Como estará o meu menino!?"
Todos os dias se orgulha e elogia o Gonçalo!
Todos os dias recorda as palavras que o Gonçalo dizia: "Oh Xaninha!"
Era assim que o Gonçalo chamava a Alexandra!
Tenho a certeza que nunca o Gonçalo chamará aquela mulher de "Maezinha".
Nunca vamos disistir do Gonçalo!
Gonçalo, Força fofinho!!!
Um beijo para o Sérgio.
Ilda

Anónimo disse...

Vais ter varios dias de Pai! O Gonçalo em breve estará, com toda a certeza, perto de ti. Vocês merecem estar juntos e felizes.

Amigo, ja faltou mais para teres o Gonçalo. Desta vez a justiça nao vai ter "venda"!

RicardoH

coquinhas disse...

Tenho estado a ler o teu blog, e ja chorei.. mas este post tocou-me tanto :( Tenho uma filha da minha anterior relação, ela não se dá com o pai.. mas os motivos são outros.. eu estou sempre a incentiva-la a estar c ele, a tentar q a relaçao deles melhore, mas n é nada fácil :( N consigo imaginar a tua dor :/