quinta-feira, 25 de setembro de 2008

...o papa está zangado contigo?


Num dos finais de semana que o Gonçalo passou lá em casa, já depois de eu estar com Xana e antes dele viajar para Angola, aconteceu uma situação que teve especial graça e, em simultâneo nos deixou surpreendidos! Hoje, ao amanhecer, enquanto nos estávamos a arranjar para sair lembrei-me deste episódio e decidir partilhar sem saber se me estou a repetir.
A Xana estava na varanda da sala de jantar com o meu filho, estavam sentados a conversar enquanto eu estava no quarto a tratar umas fotografias no computador. No meio da conversa entre os dois surgiu a necessidade de me perguntarem algo. Como a Xana estava a tratar dos pés, em vez de irem ter comigo ela chamou-me pelo meu nome. Não a ouvi e, por isso não respondi! Como lá em casa temos o hábito de falar baixo e é regra não andar aos gritos a chamar uns pelos outros, a Xana não insistiu e, percebendo que eu não tinha ouvido pediu ao Gonçalo se me podia ir chamar. O meu filho abordou-me e perguntou: "Papa, estás zangado com a Xana?" Eu, naturalmente respondi, "Não filho, claro que não mas, porquê?", disse-me o Gonçalo "Não ouviste chamar-te? A Xana chamou e tu não lhe respondeste!". Lá me justifiquei o melhor que pude porque realmente não tinha ouvido e, confesso fiquei surpreendido com a observação. mais tarde, pela Xana vim a saber que o meu filho lhe perguntou, mal ela desistiu de me chamar se eu estaria zangado com ela!
As crianças são fantásticas e demonstram preocupações que...deveriam ser só dos adultos!
Hoje, ao fazer a análise deste episódio tentei encontrar uma razão para aquela preocupação do meu filho. Não consegui mas, filho, fica tranquilo porque a nossa família não se zanga nunca :) Como é normal, podemos ter os nossos momentos de discordância, amuar por minutos talvez mas...zangados nunca!

14 comentários:

Mamã e Tesourinhos disse...

Oi Sérgio e Xana!

As crianças percebem muito bem quando alguma coisa não está bem, ou pode não estar, através do nosso comportamento.

Nestas férias de Verão fomos os quatro mais os meus cunhados de férias. A minha cunhada tem crises de insegurança que nestas férias marcaram a sua presença. Varia entre alturas do dia em que chora sem saber porquê e outras em que está super bem disposta. Nas que ela está menos bem, tentamos animá-la, apoiando no que nos é possível. Claro que nestas alturas, por muito que tentêmos "proteger" os miúdos, eles vêm e sentem que algo não está bem. O Pipo teve duas expressões que nos marcou imenso:

1. Numa altura de crise disse-lhe: Porque é que estás assim? Não chores. Não gosto de te ver assim.

2. Na refeição seguinte a minha cunhada sentou-se à mesa a rir-se. Ouvimos logo um: Agora sim! Esta é a Tita que eu gosto de ver.

Por aqui se vê como as crianças não são tão "tapadinhas" quanto se pensa e que também se preocupam quando alguma coisa não está bem.

Fiquem bem.
Bjs.

Sandra disse...

Sérgio:

Adorei a foto, está linda!

Obrigada por partilhares!

Já aqui há tempos tinha comentado com a Filipa, quando colocáste a tua foto nos comentários. Deste-te a conhecer!

Sobre a pergunta do teu Gonçalinho, só te posso dizer que os pequeninos têm uma perspicácia...

tom de voz alto...
não é habitual, ficou apreensivo.

Felizmente era só uma questão de distância!!

Beijinhos


Sandra

Mae Princesa disse...

Olá!! As crianças são muito atentas, às vezes até demais!bjo!

Filipa disse...

Olá,

Que lindos na foto!!! Já Vos conheço mais um bocadito!!

Aqui fica uma grande lição ... Nunca se deve substimar a inteligência de uma criança!!

Beijoquinhas para vocês!!

PS - Conseguiram saber se o Gonçalo está bem de saúde?

Maria disse...

Eles reparam em tudo..
bjnho.

As Minhas Pinxesas disse...

Eles percebem tudo, às veses estou a conversar com o meu marido e não falamos em nome, mas a mais velha diz logo que estamos a falar de X ou Y.
Desculpa pelo engano, eu sei que o Gonçalo não é filho dos dois, mas pensava que já havia um em comum agora.
Isto já é a velhice a fazer das suas.
Beijinhos aos dois e bom fim de semana
Xana

Viva La Vida disse...

Olá a ambos..

Essa pergunta demonstra bem a admiração que o Gonçalo tem pela Xana.. o carinho..
Ele sente-se feliz em vossa casa, com o vosso amor, por isso essa preocupação com a Xana, com a relação dela com o Pai..

Eu acredito que ele em breve volta para o vosso colo.

Força!

Filipa disse...

Olá Amigos,

Passei para saber como estavam, se havia novidades em relação ao Gonçalo, e para vos desejar um Óptimo Fim de Semana!!

Muitos beijinhos para vocês,

Marina disse...

Olá Sergio!
Tenho andado meio fugida da blogosfera, mas nem por isso me esqueci de ti e da tua situação.

As crianças têm realmente uma capacidade incrível, e quando menos se espera elas demonstram-nos o quão "crescidas" já conseguem ser.

O teu menino terá de certeza muitos momentos que pensa em vocês, e terá também saudades de estar com o pai. Ainda que a batalha te custe, acredito que tens força para continuar a luta, e ecreditares que terás de volta o teu menino.

Beijinhos,
Marina

MamãdaDiana disse...

Só demonstra que o teu filhote, está habituado a um ambiente calmo em tua casa! Talvez por isso tenha estranhado!

Aqui a minha filhota, já não estranha os gritos dos avós! Para ela, os gritos entre eles, as asneiras e a falta de educação é normal!

Anónimo disse...

Olá Sérgio. Passei para vos deixar um beijinho e votos de bom fim de semana.
Quanto ao teu post, as crianças são mesmo assim, percebem tudo como um radar,é sempre bom esclarecer e ser verdadeiros, para que não fiquem com minhocas na cabeçinha!

Cláudia, Pimpo e Pimpa disse...

Acho que hoje em dia já nada passa ao lado dos putos.

Bjs Cláudia

Filipa disse...

Olá,

Votos de boa semaninha para vocês!!

Beijinhos

Kelly disse...

E esperemos que ele novamente se insira nessa normalidade e estabilidade...
Em breve de certeza...