segunda-feira, 7 de julho de 2008

Falhou...como sempre!


Esta manhã quando cheguei ao Tribunal de Família e Menores do Porto reparei numa inscrição feita a tinta preta no muro exterior do edifício: “Não façam órfãos com pais”. Olhei, li e, embora condenando o acto de vandalismo não consegui deixar de imaginar o que pode estar por de trás daquela frase. Talvez um pai, como eu, privado de ver o filho; talvez uma mãe. Não sei! Fiquei parado a pensar em mim no meio de tantos anónimos que, tal como eu, estão privados de dar e receber o maior e o melhor dos amores. O amor puro, o mais puro de todos…o de um filho!
Para hoje, às 11h estava marcada uma Conferência de Pais! A mãe do Gonçalo faltou. Uma vez mais, a mãe do Gonçalo falhou!
Na quinta-feira passada, em conversa e preparação desta conferência eu tinha dito que a mãe do meu filho não vinha a Portugal. Por um lado, intimamente sabia que essa é a postura tendo em atenção a pessoa que ela é e eu, infelizmente, tão bem conheci. Por outro lado, confesso, já me tinham informado que ela estava em Angola, no Lobito e sem sinais de pretender viajar.
Ainda assim, ao estacionar o meu carro na rua do Tribunal eu acreditei que a conferência se poderia realizar. Na verdade, ainda acredito na justiça dos homens, ainda acredito no meu Estado, no meu país, nas leis que cumpro e desejo ver cumpridas. Para mim, não faltar é uma questão de respeito aos magistrados, ao Estado Português, ao Tribunal enquanto verdadeiro órgão de soberania. Para mim, é impensável faltar quando notificado para o efeito. Se tudo isto não fosse suficientemente grave, pelo menos aos olhos do Senhor Juiz de Direito o que dizer da inércia perante os direitos do Gonçalo? Por ele, pelo menos por ele, ambos temos a obrigação de comparecer sempre que o Tribunal nos chama.
Trinta minutos antes da hora marcada eu estava lá. Rápido percebi que foi infrutífera a minha noite pouco descansada e a minha viagem até àquele local. O advogado da mãe do Gonçalo comunicou ao Tribunal, via fax, que a sua constituinte não vinha a Portugal. Pasmem-se: O mandatário da mãe do meu filho soube da falta pelo meu ex sogro porque nem mesmo ele, enquanto advogado, consegue chegar à fala com a sua cliente. E eu, confesso, já imaginava que tudo isto sucederia desta forma. Aliás, eu disse isto na quinta-feira passada!
No dia 10 de Outubro de 2007, durante a última conferência de pais e perante a pressão para chegar a um acordo e ver o meu filho partir para Angola eu disse, disse repetidamente: “Se o meu filho entrar no avião eu nunca mais o vejo!”. Assim foi! Não vejo o Gonçalo desde o dia 21 de Outubro de 2007. Aliás, eu disse naquele dia: “A mãe do Gonçalo não me atende o telefone em Portugal, não me dá conta do desempenho escolar do meu filho em Portugal, não me dá notícias da saúde dele em Portugal, não cumpre o regime de visitas em Portugal. Porque cumprirá então em Angola?”. E não cumpriu!
Quem se responsabilizará por isto? Ouvi falar numa nova legislação: Responsabilidade Civil Extracontratual do Estado! Creio que se poderá aplicar a um caso como o meu.
E uma vez mais não se faz justiça. Pelo menos, não se cumprem as regras e não se zela pela observância das leis e dos regulamentos. Bem sei que assim não acontecerá na justiça divina. Nessa não temos que intervir, para essa não existem notificações em papel. E, pelo que sei, essa não tardará.
Que o Gonçalo tenha uma certeza. NÃO DESISTO DO MEU FILHO! NUNCA.
Não vou pintar muros com frases como a que vi esta manhã, não vou invadir Tribunais como aconteceu em Vila Nova de Gaia, não vou gritar, não vou bater mas…vou lutar! Sei que tenho ainda algumas instâncias à minha disposição. Não receio nenhuma delas. Aguardo agora uma decisão de um órgão de soberania: O Tribunal! O mesmo que permitiu à mãe do meu filho partir com ele para Angola, o mesmo que a punirá, por certo, pelo seu incumprimento e escandaloso desrespeito.
Ainda tenho os Tribunais superiores, ainda tenho o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, ainda tenho os programas da manhã de cada canal televisivo. Tenho tudo isto, tenho o amor e a amizade das pessoas que estão ao meu lado. Das pessoas que comigo vivem, convivem e até daquelas que visitam este blog e me deixam um tão querido apoio. Para estas últimas, em especial para ti, Filipa, um muito obrigado. Aos meus amigos, à minha família, muito OBRIGADO.
Ainda tenho…vou ter sempre…amor suficiente por ti Gonçalo para não desistir por nada, por ninguém, nunca.

17 comentários:

Mar disse...

Nem com o próprio advogado a mãe do Gonçalo contacta? Mas que criatura!...
O Gonçalo merecia receber tanto amor que demonstras ter por ele. Acredito quando dizes que NUNCA vais desistir dele,que vais fazer TUDO para o teres contigo, que vais lutar SEMPRE por ele.
Que a justiça divina impere sobre a justiça humana!

Um abraço

Anónimo disse...

tu vais conseguir... FORÇA... Beijinhos Magda

Anónimo disse...

Lamento tanto, tanto, apesar de não te conhecer. Mas conheço a sensibilidade da tua Mulher e isso para mim é suficiente. E não tenho nenhuma dúvida do sofrimento que aqui demontras.

Se precisares de mi, de nós... estamos à disposição.
Bjs!

Barriga cheia de felicidade

Anónimo disse...

É com esse espirito de nunca querer desistir que deves continuar.
Força.
Bj

Mamã e Tesourinhos disse...

Olá! Infelizmente a nossa justiça demora e demora... Já estive envolvida com alguns problemas e sei o que isso é. Claro que não foi nada tão garve como a vossa luta, mas mesmo assim revoltante.
Infelizmente a mãe do Gonçalo não compareceu e mesmo assim a justiça continua cega. Força para continuares nesta tua luta.
Fica bem.
Bjs.

Unknown disse...

Nunca vamos desistir mesmo. Sei o que és, sei o que somos...sei que vale a pena não desistir. Vamos continuar aqui, de pedra e cal, utilizando apenas os meios à nossa disposição, cumprinco todas as regras mas sempre carregados de verdadeiro amor...Gonçalo, tens uma família à tua espera hoje e sempre.
Adoro-te (vos)...sempre
X

P.S. Muito obrigada por existires e estares na minha vida.

Cláudia, Pimpo e Pimpa disse...

A Mãe do Gonçalo falhou, mas Tu não vais falhar pois não vais desistir.
Força!

Bjs Cláudia

Filipa disse...

Ai Sergio ... nem sei que te diga. Gostava de te deixar uma mensagem de fé e de esperança ... mas após receber esta notícia ... seria hipocrita se o fizesse. É realmente lamentável assistirmos à incompetência das nossas instituições, e à hipocrisia da nossa Justiça. Antes de mais, é ridiculo ter de se recorrer ao tribunal, quase a implorar que nos assegurem um direito que é nosso ... ao sermos pais, temos naturalmente deveres ... mas também temos direitos, e por isso não se compreende que ainda tenhamos de suplicar por eles ... não faz sentido! A falta da mãe do Gonçalo não tem qualificação, mas afinal, se se trata de uma pessoa tão insensivél e insensata, porque haveria ela de vir a Portugal? Também ela já percebeu que a nossa justiça não funciona ... e ninguem a faz funcionar!! Essa falta terá como unica e exclusiva sanção o pagamento de uma coima (que ficará naturalmente por cobrar), e então a questão de fundo, aquela que realmente importa? quem resolve? O que é os nossos Magistrados estão à espera para tomarem medidas de força? Sei que tens sempre hipotese de recorreres a outras vias ... mas o pior de todas essas alternativas é o tempo que podem levar até serem eficazes .... e que idade terá o Gonçalo quando finalmente conseguires ter o teu filho? Desculpa, esta minha discrença, este meu discurso tão pouco optimista ... mas parece-me que, ou algo muda radicalmente, ou então, tudo continuará a funcionar com a mesma lentidão!!
Gostaria de te uma varinha de condão e conseguir resolver este teu drama ... mas infelizmente não tenho. Há que pensar em outras alternativas! Que meios, que vias é que poderiam ser exploradas? A televisão? Aqueles programas matinais poderão dar uma ajuda, mas é como um pau de dois gumes. O ideal seria expor a situação, mas a quem actua, a quem agita as águas. Estava-me a aqui a lembrar que há uma jornalista de insvestigação muito conhecida (e que eu agora estupidamente não me recordo o nome ... será leticia cabrita??? ) que já em tempos ajudou uma mãe, a resgatar os filhos, que o pai linha raptado e levado para um pais estrangeiro, e ela andou a investigar, no fundo a executar o papel de detective e com ajuda de muitos conhecimentos que tem ao nível diplomático e tudo, conseguiu resgatar as crianças em Espanha. Também tem tido uma grande intervenção na investigação do caso Maddie. Acredito que esta Grande Senhora te poderia ajudar. Bem sei que a tua/vossa situação é diferente ... a tua ex-mulher infelizmente, tem o Gonçalo legalmente, e por isso, não poderia haver qualquer resgate, mas poderia ajudar-te a tornar publico este drama, com o objectivo de pressionar as instâncias judiciárias, a actuarem, no fundo para não permitir que o caso esteja "esquecido" em cima da mesa de um qualquer juíz. O Jornalista Hernâni Carvalho eventualmente poderia também agitar qualquer coisa!! E o Procurador Geral da Républica? Se realmente é necessário fazer alguma coisa não custa tentar.Posso-te dizer que o Sr. Procurador Pinto Monteiro é uma pessoa muito humana, ouvinte e simpático (foi meu professor) e concerteza só não ajudava se não pudesse!

Pensa nisto .... tem calma e não desesperes.

Um beijinho para vocês!!!

Anónimo disse...

Podes ser privado neste momento do teu filho, mas será cada vez mais impossivel privar o Gonçalo deste blog e ai ele verá quem tem verdadeiramente a seu lado. Não que o mereça... mas a vida disso se encarregará e ai os "loucos" não terão mais asilo.

Coragem.
Beijos,
Filipa da Maia

Is@ disse...

Não desistas nunca! Vais conseguir!
Em relação aos "programas da manhã" de que falas, tenho alguns contactos de jornalistas das diversas estações de televisão. Se precisares é só dizer.
No meu blog tens o meu endereço de e-mail.

Muita força e esperança!
Um grande beijo.

Isabel

Carla disse...

Desculpe a intromissão , mas vim aqui parar por outro blog e estive a ler o seu drama ...a sua luta ...acho uma aberração uma mãe fazer isso...tenho dois filhos e nunca na vida me passou pela cabeça privar-los da companhia do meu marido (foi questão que falamos assim que engravidei e se alguma vez nos divorciássemos)...e sou filha de pais separados , mas graças a Deus nunca ,mas nunca fui privada de ver tanto a minha mãe como o meu pai...nunca nenhum deles me proibia , mesmo quando não estava estipulado pelo tribunal...
Vou continuar a aparecer por cá se não se importar , com a certeza que troço para que consiga ter o seu filhote de volta !!!

Bjs

Anónimo disse...

Tenho muita pena que n tenhas ainda conseguido..
Pelo q percebi tu tens informações de Angola sb a mãe do Gonçalo, certo?! então não haverá ninguém q consiga impedir-te de ires a angola e, pelo menos, veres o teu menino..e mostrares-lhe o blog, para q ele tenha conhecimento do q lutas por ele..de certeza q a mãe faz td p q isso n aconteça..
Por outro lado, ainda não percebi pq é q a custódia ficou com a mãe, mm sabendo q ela iria p Angola?!!..Quais foram as alegações do advogado dela??
Tenho amigos em Angola..se precisares de algo, diz..
Espero que tenhas o teu filho junto de ti brevemente..o mais rapido possível..
Bjinhos
Zu

MamãdaDiana disse...

Olá Sérgio, vim até aqui pela blog da filipa...

Não sei o que faria se me visse longe da minha filha, sem aquele sorriso bom pela manhã, aquele que tu descreveste nos 4 dias em que estiveste com o teu piqueno...

Não sei o dia de amanhã, hoje eu e o pai da Diana somos loucos um pelo outro, mas se as coisas mudarem não quero jamais tirar o pai à diana... Eles tem brincadeiras únicas, ela sente muito a falta dele... fica corada quano o vê...

Enfim, não o quero pôr triste...

Continue a lutar, muita força:
Pai é pai e mãe é mãe... Mãe há só uma e pai também...

Força...

Também concordo com as palavras da Filipa... A justiça demora, porque não tentar outros meios??? TV? Dentro das regras??

Filipa disse...

Oh Sérgio ... às vezes estas "guerras" não passam de meras lutas pessoais que surgem por impulso ... sem que os intervenientes (neste caso a mãe) consiga ter a capacidade para perceber quais as consequências negativas da sua conduta!!Será que ela seria pessoa para se deixar sensibilizar por alguém que apelasse ao seu bom senso, que a fizesse ver que no fundo a quem ela prejudica é o próprio filho? Não posso acreditar que ela lhe queira mal, apenas está obessecada, estando a travar uma luta pelo poder, esquecendo tudo o resto. Se calhar nem ela sabe o porquê desse comportamento! Estava a pensar se o programa da manhã do Manuel Luís Goucha mais o psicologo Quintino Aires poderiam dar uma ajuda, no sentido de lhe apelarem ao fundo do coração e que lhe fizessem ver o erro que está a cometer!! Se calhar isto são só ideias estapafurdias ... mas será que não se podem tornar reais e eficazes, ou eu já estou a ver mais é muita televisão e a fazer um grande filme??? Já não sei!!!

Qual é a ideia do teu Advogado? já falaram das diligências que pensa efectuar de seguida?

Um abraço!!!

Anónimo disse...

Sinceramente, não li o que estava escrito. Bastou-me a imagem.
Não sou mãe. Não sei o que é sê-lo. Contudo admito que é triste sentir-se "morto".A luta dos pais vivos pelos filhos vivos é uma dureza por demais...talvez de forma egoísta admita que nem quero imaginar...a ferida da dor aberta que nunca mais se vê cicatrizada.
Só consigo enviar-vos um sopro de esperança e coragem para este "jogo" inacreditável.
Bj ao pai e à Xana.
Isabel

Kelly disse...

Fico tão irritada com isto tudo! Que frustração que impotência que deves sentir... O que vale é que és uma pessoa equilibrada e consegues ver tudo com uma certa clareza...
Quem não deve não teme e não tem medo de dar a cara!!!
Eu acho que com tanta burice junta, de certeza que vais ter o Gonçalo contigo em breve e para sempre!
Acredita amigo que querer é poder!

Unknown disse...

Caro amigo,

Tenho um problema muito parecido com o seu, só que o meu filho está em Portugal não em Angola, e actualmente mal me vê (pelo menos fala comigo ao telefone, já não é mau). Quanto ao resto, também eu não sei as coisas que ele ouve a meu respeito e também eu não quero ficar com nenhuma nuvem na minha consciência quanto ao facto de, pelo menos, ele ficar a saber que nunca, em circunstância alguma, desisti dele.

FORÇA AMIGO, NÃO DESISTA!!!!!

Acredite que o seu exemplo é para mim uma fonte de força de viver e de inspiração, lutar quando muitos outros já há muito teriam desistido.