segunda-feira, 27 de julho de 2009

Noção de família...

O que devemos entender por "família"? Qual a noção de família?
Quanto a mim, para além da mãe, dos três irmãos e da família materna, o Gonçalo tem ainda o pai e a família paterna. Pois bem, como imaginam o meu filho está privado de falar com toda a sua família paterna. Em boa verdade, depois de muito persistir, normalmente após mais de uma dezena de tentativas de contacto telefónico, a minha ex mulher lá permite, muito de vez em quando e a titulo excepcional, que o meu filho fale comigo, que, por breves segundos eu possa ouvir a sua voz. Algumas vezes, quando não estou sózinho, dou às pessoas da minha família a oportunidade de, nesses raros momentos falarem com o Gonçalo.
Hoje, dia 27 de Julho o meu único irmão, tio e padrinho do Gonçalo, completa 33 anos. É o dia de aniversário do meu irmão! Porque sei que ele sente saudades do sobrinho, porque sei o quanto gostam um do outro, tentamos por seis vezes o contacto telefónico com o Gonçalo...sem sucesso! E assim, como sempre, o meu filho e o meu irmão ficaram privados de se ouvirem num dia como o de hoje: Um dia de aniversário!
Com esta forma de proceder, temo que o Gonçalo cresça baralhado na noção de família e a acreditar numa família bastante mais restrita do que a real.
Ontem o João completou dois meses de vida! Dois meses... O tempo passa rápido, muito rápido. Quando olho para ele e vejo a evolução no seu rosto penso nos dias que passarão até que ambos os irmãos se conheçam.
Vontade de os ter juntos, unidos...irmãos!

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Lembrei-me!

Estava sentado ao computador com o João ao meu lado e, ao olhar para ele lembrei-me! Lembrei-me de como era quando o Gonçalo tinha esta idade, lembrei-me dos silêncios daquele tempo, lembrei-me da expressão dele e tentei comparar o ar sereno dos meus dois filhos com a mesma idade. O Gonçalo nasceu com mais de 4kg e o João com menos de 3kg. Ambos nasceram com imenso cabelo, ambos pareciam ser morenos e ambos acabaram por ficar com a pele branca e muito lisa. Mas, olhando para o João, lembrando-me do Gonçalo...ambos nasceram com este ar doce e terno que me enche a alma.
O João está mesmo aqui ao lado. Estico a minha mão e posso sentir a textura macia da sua pele, fácilmente lhe dou um beijo, rápidamente o pego no colo caso chore ou, simplesmente caso ele mostre com um sorriso vontade de ter mimo.
Os meus dois filhos, lindos, bebes tranquilos, expressões de felicidade e tão pequeninos!
O João tem quase dois meses...
O Gonçalo tem quase dez anos...
O João está aqui, ao meu lado. Ao alcance da minha mão, a um segundo do meu colo.
O Gonçalo também esteve aqui. Passei horas com ele ao colo, passei dias e noites a embalar o meu filho, a protegê-lo dos medos, a preparar-lhe o biberão. Quantas vezes o abraçei...tantas vezes o mimei e hoje...hoje ele não está aqui ao alcance da minha mão.
Sinto saudades de abraçar o Gonçalo. Sinto tristeza por não ter os meus filhos juntos, por não os ter apresentado ainda...
O Gonçalo tem uma gargalhada aberta, tem um sorriso franco, um abraço apertado...Como será o João? Por agora o João tem um sorriso doce, um olhar carregado de ternura...
Lembrei-me...
Olhei para o João e lembrei-me de como sou feliz...tenho dois filhos, tenho dois amores tão grandes que, por certo vão adoçar a minha velhice.
Um abraço a todos e votos de um fim de semana carregado de muito mimo!

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Mais de meio ano!

Passaram já mais de seis meses desde a última vez que estive com o Gonçalo!
Esta manhã, enquanto olhava para o João ocorreu-me como o tempo é veloz e deixa tantas marcas. Os meus dois filhos ainda não tiveram o prazer de se conhecerem, de cruzarem olhares. Definitivamente há coisas irremediáveis porque, como se entende, existem momentos irrepetiveis. Faltou contar com o Gonçalo nos primeiros dias de vida do João e isso, para sempre será assim...uma marca, uma falta num momento que é de família e que é de facto importante.
Sinto falta do Gonçalo. Cada dia que passa sinto mais falta, sinto mais saudade, sinto mais vontade de correr o mundo para o ter aqui, mais perto, junto a mim, junto de nós.
Decidi actualizar a PSP e a Wii do meu filho. Definitivamente quero que tudo se mantenha perfeito para o dia em que ele voltar e, por essa razão por aqui vamos fazendo as actualizações necessárias, comprando os presentes habituais e permanecendo na firme convicção de que o Gonçalo, em breve volta a Portugal.
Bem ou mal, queiram ou não, estamos a falar de um dos meus filhos, da minha familia, da nossa vida e dessa...dessa eu não desisto nunca.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Os Gormiti!

Hoje, ao arrumar o quarto do Gonçalo acabamos por rever a colecção de Gormiti que iniciamos no final do ano passado! No Natal de 2009 o meu filho recebeu os primeiros bonecos daquele povo pacífico e simpático que vivia na Ilha de Gorm e, desde aquele, todos nós, cá em casa nos deixamos encantar por aquele mundo de fantasia. Eu e a Xana acabamos por ser pacificamente contaminados por aquele encantamento do Gonçalo e, confesso , ambos adoramos a colecção dos Gormiti. Durante algum tempo andamos entusiasmados a coleccionar os simpáticos bonecos sempre na expectativa de conseguirmos aqueles que, segundo o Gonçalo seriam os mais poderosos. Juntos, em família fizemos planos sobre a ilha que poderíamos montar. O Gonçalo chegou a fazer uma pequena ponte de madeira pintada de laranja que, ainda hoje continua na estante do quarto como a primeira ponte da futura ilha.
Depois da partida do meu filho para Angola, nem eu e nem a Xana voltamos a falar sobre os Gormiti. Muitas vezes penso no entusiasmo daquela colecção e de como nos divertimos, os três a escolher os nossos bonecos. Recentemente, com os Gormit Atomic percebi que ambos pensamos naquela colecção, ambos continuamos, sem falar a planear retomar a colecção mas, para isso é importante partilhar as escolhas, os momentos com o Gonçalo. Os Gormiti são uma colecção familiar, do grupo, do conjunto. Os Gormiti não são um projecto a dois mas sim a três e, um dia, quando o João correr, falar e brincar serão um projecto a quatro.
Os Gormiti como a Wii...são projectos feitos de momentos em família...momentos impensáveis de viver sem o Gonçalo.
Tal como na ilha de Gorm um dia, nesta nossa vida o mal deixará de ter com o que se alimentar, irá virar-se contra si próprio e, quem sabe...continuaremos a nossa colecção de Gormiti!